Os dilatadores nasais são dispositivos colocados externamente (tipo adesivos) ou internamente nas narinas que agem aumentando a abertura da parte anterior das fossas nasais durante o seu uso e costumam ser vendidos com a propaganda de que melhoram a obstrução nasal e o ronco.
Ele atuam especialmente quando existe uma obstrução nasal causada por uma insuficiência da válvula nasal ou um desvio do septo nasal na porção mais anterior do nariz. A questão é que este não é um tratamento definitivo, pois trata este sintoma apenas durante o seu uso. Além disso, os dilatadores nasais internos, além de incômodos, podem predispor a infecções na pele do nariz, o que pode até ter consequências mais sérias, como complicações intracranianas infecciosas.
🚨Outro alerta importante é que a obstrução nasal também pode ter outras causas, para as quais os dilatadores nasais não terão nenhum efeito, nem temporário – como rinossinusite crônica, desvios de septo mais posteriores, hipertrofia de adenoide e tumores nasais. O ronco é multifatorial. Anatomicamente, também deve ser avaliada a região da faringe, base da língua, úvula, amígdalas, em que os dilatadores nasais também não trazem benefício.
O tratamento definitivo da insuficiência de válvula nasal e do desvio de septo nasal é cirúrgico. Para o ronco, é necessária uma avaliação mais aprofundada para melhor escolha do ou dos tratamentos mais indicados em cada caso.
Consulte o seu otorrinolaringologista 😉